segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Uma História de Lampião

No tempo que eu era moço
vi um velho sentando na bera dum poço
com um maço de fumo um cigarro fazia
mando eu me acenta e para de mastiga pois devia evita a azia.

Fomos para bera de uma sombra de algaroba
ele disse que era bom de prosa
fiquei cabreiro e em duvida
e disse velho bora prosia
pois nessa passada o dia vai acaba
e tua historia tu não vai conta.

Puxando seu cigarro de fumo grosso
conto-me do dia em que Lampião no sertão deixo o osso
da cidade onde teve a guerra de princesa
onde Lampião fez sua maior proeza
e levo pro inferno mais de 700 cabeça
dos macaco que a de vim buscar seu encalço com tanta frieza.

Lampião era cabra macho
Maria sua comida fazia em um grande tacho
se acentava em bera a fogueira
e na hora da janta dois homem do cangaço
das costas de lampião cuidavam sem demonstrar cansaço.

Em todo o sertão, se tinha uma visão do cão
era a de ver o bando de lampião
que de onde vinha a bala comia
o sangue pelas valetas corria
e os homem macho gritava de agonia.

Pois é seu moço lhe digo isso porque quando me escondia
Lampião aponto em meu coração e me disse
"cabra por respeito a Virgem Maria tu a de sobra
e essa historia da passagem de Lampião tu a de contar
para que ninguém se esqueça de alembra
que Lampião o rei do cangaço respeita a vontade de Deus e dos bom de coração"

Quando ele se recolheu
meu coração forte bateu
minhas perna logo amoleceu
e de medo meu corpo desfaleceu.

Ei de agradecer a Virgem Santa
pois da arma de lampião ela me escondeu em sua manta
e o diabo do sertão se abrando o coração
e deixo esse pobre velho fazer essa doação
que é contar mais uma historia de lampião.

Um comentário:

BlacK SnaKe disse...

vixi ai sim hein.. eita cordel bom de ser ler rapaz!! ta certo q não é mole tbm ler de primera e entender todas essas coisa um tanto qto fulera rsrsrs... mas oia... gostei!!